Ciência

Mais de uma década atrás, Frank H. Duffy, MD, professor e neuropediatra da Harvard Medical School, declarou no periódico Clinical Electroencephalography que a literatura científica já havia sugerido que o neurofeedback “…deveria desempenhar um papel terapêutico importante em muitas áreas desafiadoras. Em minha opinião, se qualquer medicação tivesse demonstrado tão amplo espectro de eficácia [quanto o faz o neurofeedback], esta medicação seria universalmente aceita e amplamente utilizada.” – Duffy, F. H. (2000). Editorial: The state of EEG biofeedback therapy (EEG operant conditioning) in 2000: An editor’s opinion. Clinical Electroencephalography, 31(1), v–viii.
Desde então, um vasto volume de estudos vem sendo publicado, fornecendo ampla fundamentação científica ao campo, e permitindo um desenvolvimento recente como em poucas áreas do conhecimento se viu.
Abaixo, listamos alguns artigos publicados na área, por relevância ou para diferentes condições neurocomportamentais:
Este artigo foi incluído no Psychology Progress Series (2013), que lista apenas os estudos científicos considerados como aqueles que representam os melhores e mais relevantes para o desenvolvimento do campo da Psicologia no ano.
Hammond D C (2011) What is Neurofeedback: An Update. Journal of Neurotherapy 15(4): 305-336
Este artigo fornece, além de uma excelente introdução ao campo do Neurofeedback, referências científicas selecionadas e atualizadas.
Este artigo apresenta uma boa revisão de estudos de validação sobre Neurofeedback.
Este artigo apresenta uma boa revisão de estudos sobre Neurofeedback para tratamento de Déficit de Atenção.
Este artigo apresenta uma boa revisão de estudos sobre Neurofeedback para tratamento de Ansiedade e Desordens Afetivas.
Mas há muito mais! Listagens bastante completas de estudos de Neurofeedback publicados ao longo dos últimos anos também podem ser encontrados nos sites das principais organizações da área, nos EUA, basta clicar no ícone de cada uma delas. Especificamente no site da ISNR, você encontrará uma ampla revisão da bibliografia na área com listas de artigos agrupados por condição, que demonstram a validade e a eficácia do Neurofeedback.