O que é Z-Score Neurofeedback?
Você já parou para pensar que Saúde Mental é a única área no campo da saúde em que as pessoas, movidas por um verdadeiro “efeito manada”, alimentado e retroalimentado por excesso de desinformação que parece povoar este campo, sequer questionam ou procuram se informar sobre outras possibilidades de tratamento, não-invasivas e não-medicamentosas, igualmente validadas cientificamente?
Dentre estas, há uma metodologia que só vem ganhando terreno e se consolidando no cenário mundial das terapias aprovadas e validadas cientificamente (visite a seção “Ciência” aqui de nosso site) para tratamento de desordens mentais – como depressão, ansiedade, TDAH, entre outras – e, mesmo, de quadros de isquemia e de traumatismo cranioencefálico, viabilizando seu tratamento e atuando sobre as tão frequentes e infelizes sequelas, absolutamente debilitadoras, oriundas de eventos desta natureza.
O nome desta metodologia? Neurofeedback, ou Condicionamento Operante de Ondas Cerebrais – que é também conhecido por sua nomenclatura em inglês, EEG Operant Conditioning ou EEG Biofeedback.
A Brain Tech é hoje o primeiro centro brasileiro de neurociência clínica pioneiro na utilização e aplicação da forma mais avançada de Neurofeedback atualmente disponível, o Neurofeedback por Z-scores ou, no inglês, Z-Score Neurofeedback.
Utilizado e por alguns dos mais modernos centros de tratamento do cérebro no mundo (veja o quadro ao final da página, na seção “Ciência” aqui de nosso site), o Z-score Neurofeedback constitui-se em avançada metodologia de neuroterapia que, por fazer uso de métricas populacionais estatisticamente validadas e aplicadas ao tratamento não-invasivo e não-medicamentoso dos mais diversos quadros de desordens mentais é, além de tudo, extremamente segura.
Na prática, iniciamos com a colocação de uma touca eletroencefalográfica cujos eletrodos, uma vez ajustados sobre o couro cabeludo do paciente, permitem ler a atividade cerebral de forma integral e em tempo real, o que viabiliza o monitoramento de centenas de parâmetros da atividade neurológica em curso, sempre frente a métricas de neurotipicidade (z-scores) para a idade e sexo do paciente.
Esta leitura da atividade neurológica permite localizar e identificar a presença de eventuais descompensações e desregulações na atividade da circuitaria do cérebro do paciente, o que tecnicamente chamamos de “mapeamento da atividade cerebral”.
É a informação oriunda destes mapeamentos que permite, então, não só determinar em qual rede, área e/ou estrutura encontram-se as descompensações que, naquele indivíduo, justificam sua sintomatologia mas, também, que viabiliza a elaboração dos protocolos de treinamento neurológico por Z-score Neurofeedback.
Assim, cada protocolo de treinamento para tratamento por Z-score Neurofeedback é elaborado especificamente para a realidade neurológica de cada paciente. Uma vez de posse dos protocolos de treinamento, as sessões de Z-Score Neurofeedback acontecem.
O treinamento, então, é integralmente customizado e, mais importante, absolutamente seguro, já que orientado por valores normativos de neurotipicidade (z-scores), derivados de métricas populacionais validadas estatisticamente.
Assim, estes parâmetros normativos vão balizar em tempo real o fornecimento do sinal de feedback para a atividade da circuitaria cerebral em treinamento, o que deve acontecer em janelas temporais da ordem dos centésimos de segundo de sua produção, condição necessária para que o cérebro associe o sinal de feedback ao que está produzindo naquele momento, o que permite a formação da aprendizagem que resulta nas modificações plásticas, funcionais e de conectividade, que o cérebro, então, experimenta durante as sessões de treinamento neurológico por Z-score Neurofeedback.
Em síntese, no Z-score Neurofeedback objetivamos viabilizar a modificação da atividade neurológica comprometida, descompensada, disfuncional e patológica, rumo a outra que se aproxima daquela que cérebros saudáveis produzem.
E isto é o que buscamos proporcionar aqui na Brain Tech: tratamento não invasivo e não medicamentoso, com alta precisão e a maior eficiência possível de resultados!
O Neurofeedback permite tratar, de forma objetiva, comprometimentos neurológicos e psicológicos como:
- Depressão, ansiedade/pânico e insônia
- Dislexia, déficit de atenção com ou sem hiperatividade (ADD/ADHD) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Enxaquecas, dor crônica e fibromialgia
- Pacientes neurológicos – AVC’s , quadros isquêmicos e TCE (Traumatismo Cranio-Encefalico)
- Autismo
- Depressão, ansiedade/pânico e insônia
- Dislexia, déficit de atenção com ou sem hiperatividade (ADD/ADHD) e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Autismo
- Enxaquecas, dor crônica e fibromialgia
- Pacientes neurológicos – AVC’s , quadros isquêmicos e TCE (Traumatismo Cranio-Encefalico)