Veja as dúvidas mais frequentes

Perguntas frequentas

Como funciona o Neurofeedback por Z-scores, na prática?

A metodologia de Neurofeedback por Z-scores, conforme adotada na Brain Tech, é composta de duas etapas fundamentais:

a) Avaliação Eletroencefalográfica e Funcional da Atividade Cerebral

Eletrodos ligados a um computador e colocados sobre o couro cabeludo fazem a leitura da informação neurológica (eletroencefalografia ou EEG) sendo produzida, momento a momento, pelo córtex cerebral, bem como por estruturas internas possivelmente envolvidas com o comprometimento ou queixa trazida pelo paciente.

Esta informação dá origem, em primeiro lugar, a mapas quantitativos de distribuição da atividade neurológica (Mapas Q ou QEEG) que, juntamente com as respectivas assinaturas neurológicas e os dados de tomografia funcional (LORETA), permitem a realização de diagnósticos diferenciais para determinação da efetiva condição do paciente, permitindo confirmar ou não, de forma objetiva, eventuais diagnósticos clínicos prévios.

Estes dados neurológicos permitem, também, a elaboração de protocolos de tratamento por treinamento neurológico que se adéquam às necessidades específicas do cérebro de cada paciente. Todos estes exames são realizados na própria Brain Tech.

b) Tratamento por Neurofeedback por Z-scores

Uma vez obtidas as informações eletroencefalográficas (EEG) necessárias, o treinamento neurológico por Neurofeedback tem início.

Durante as sessões de treinamento por Neurofeedback, realiza-se a leitura eletroencefalográfica (EEG) da atividade cerebral global, fornecendo sinalização sonora e visual (feed-back) apenas e tão somente aos neurônios de áreas e estruturas cerebrais cuja atividade se deseja modificar.

Esta sinalização se dá de acordo com parâmetros estatísticos de normalidade pré-estabelecidos, fornecendo informação às áreas cerebrais em treino quanto à adequação ou não da atividade sendo por elas produzida a cada momento, o que propicia as condições para que a aprendizagem neurológica se dê, levando à gradual e progressiva modificação (recondicionamento) de sua atividade, rumo a valores de normalidade e, consequentemente, à paulatina e definitiva da condição inicialmente existente.

Atualmente, este treinamento é extremamente sofisticado, envolvendo a leitura e o processamento simultâneo de até 8.000 medidas eletroencefalográficas simultâneas, aí também incluindo-se o treinamento de estruturas profundas do cérebro.

 

Veja também

Shopping Basket